sexta-feira, 11 de março de 2011

Sou mutifacetada!

As aulas de Educação Sexual correra uma maravilhaaaaa! :) Foi tão engraçado e adorei quando os meus bananinhas me perguntaram se eu dia dar mais aulas de educação sexual e que todas as aulas deviam ser assim.
Abordei dois temas: Gravidez indesejada e a reprodução medicamente assistida.
No tema de gravidez indesejada comecei logo pelo jogo "Chuva de Palavras" em que cada aluno me tinha que dizer uma palavra que fizesse lembrar a gravidez indesejada. Depois agrupei todas as palavras por grupo e chegou-se à conclusão que as minhas bananinhas relacionaram quase todas as palavras com o psicológico. De seguida, dei um texto, em que teriam que qualificar as atitudes de cada um dos personagens, justificar a sua opção e ainda fazerem um desfecho para a história. E por fim fez-se um debate, sobre o aborto (que deu pano para mangas) e sobre os métodos contraceptivos.


O tema de reprodução medicamente assistida, (que estava um bocado à nora porque não tinha planeado nada, já que estava sem ideias) correu lindamente. Assim, na aula surgiu-me a ideia de fazer um teatrinho. Então dividi-os por grupos. Dois grupos faziam de conta que receberam uma carta, com o resultado dos exames e que não podiam ter filhos (e daí eles desenvolviam a história), dois grupos faziam de conta que estavam num gabinete médico para tratarem do seu problema, perceber de quem era o problema, os tratamentos disponíveis, etc, outro grupo fazia de conta que estava na sala de espera de um hospital para ter uma consulta para perceber o problema deles e na sala de espera entra um casal com um recém-nascido e trocam uma conversa e por último um grupo fazia de conta que estava a desabafar com um casal amigo do seu problema. E foi giroo que se farta! 
E no fim fiz um jogo (que o criei em casa) sobre a correcta colocação do preservativo. E houve um mini-debate porque alguns alunos não percebiam porque é que o prazo de validade é a primeira a coisa a fazer!
E foi isto!! E adorei!!

Ah e o melhor foi a *S* ter pegado num preservativo daqueles que o estado oferece, abrir e mete-lo na mão até ao cotovelo. E ter dito assim" acham que depois disto estes preservativos não são confiáveis? Acham que o estado ia gastar milhões de euros para depois as pessoas engravidarem? pensem nisso!" Este foi o momento mais alto da aula e com mais cara de parvos a olhar para mim! LOL

P.S: O título dá-me um ar de convencida, eu sei! 

1 comentário:

  1. Querida *S*, que bom ter corrido tão bem a tua aula :)
    Estás uma professora multifacetada e de primeira :)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar